A metade da laranja

domingo, 17 de janeiro de 2010

Outro dia tava lendo um texto sobre essa coisas de metade da laranja, de cara-metade. Esse negócio de ser metade. Isso é muito complicado. Quando eu nasci minha mãe deve ter pensando que eu tinha cara de um monte de coisa, menos de laranja. Acho que laranja não é o tipo de coisa que você deseja ser quando crescer. Muito menos a metade dela. Alguém já ouviu alguém dizer: Quando crescer eu quero ser a metade de uma laranja!? É porque ser metade é extremamente frustante. Ser metade significa que por mais que você se esforce, nunca será inteiro. Aí todo mundo diz que é exatamente nisso que reside a beleza da coisa toda. Ser metade significa ter uma outra metade que, um dia, vai se juntar a você e formar um todo. Sim, meu amigo, mas se você, por um desses acasos da vida, não encontra a outra metade, vai ser condenado a passar o resto da vida na mísera condição de parte!? Fora a sensação de impotência que a busca ineficaz traz consigo. E se um engraçadinho ou engraçadinha da vida chupou toda a tua outra metade, e só deixou o bagaço? Você começa a se sentir um verdadeiro fracassado por que num mundo, com bilhões de possibilidades, você foi o único, sim, porque a essa altura você começa a se achar a única banda de laranja do planeta, a ser incapaz de encontrar sua outra banda.Você começa a achar, mesmo contra a sua vontade, que a vida é incompleta. O que te torna extremamente dependente de qualquer um que se apresente como a tua outra parte. Aí vem também aquela outra questão: com tantas possibilidades, o que te faz ter certeza que aquela banda de laranja que você encontrou, é de fato, a que te complementa? É. Definitivamente, essa coisa de ser metade, não é fácil. Prefiro me fiar na idéia de dois inteiros, que não são laranjas, e que um dia, por um mero detalhe do caminho, se encontram e acreditam que podem somente acrescentar ao outro aquilo que tem em demasia. Isso, somente, caso o outro inteiro esteja também interessado. Tá bom. Pode até ser que eu só acredite nessa idéia porque, hoje, ela me convem. De todo modo, prefiro acreditar que, no fim das contas, dois inteiros são mais que duas metades.

Um comentário:

daniguedes disse...

O problema é a oferta.
tem um monte de metade de gente por ai achando que é inteiro. E o contrário tbm.