Mandacaru: Nem dá sombra, nem dá encosto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009


Talvez de todas as definições que já fizeram sobre mim, essa tenha sido uma das mais intrigantes. Não diria que a mais original, mas certamente a mais engraçada. Em todo caso me fez pensar. Sobre o que eu sou. E sobre o que as pessoas vêem quando me vêem. Eu nem sei definir se é xingamento ou elogio. O mandacaru é uma planta cheia de espinhos. Realmente não é fácil se aproximar, sem sair ferido. Aos olhos da maioria não é bonita, nem frondosa. Nem dá sombra, nem encosto. Aparentemente não tem serventia nenhuma. É o tipo de ser vivo daqueles que a gente olha e pergunta: Pra que Deus colocou no mundo um troço desses? Por outro lado, é uma planta extremamente resistente. Humildemente orgulhosa. Imponente. Inteligente. Só se enfeita em momentos muito especiais. Anunciando a chegada da chuva no sertão. Não se dobra, nem se quebra, com pequenas ventanias. Sobrevive em climas áridos e adversos. Em seu interior armazena água. E produz frutos que são consumidos crus em épocas de escassez. Em suma, é formado por uma casca grossa e espinhenta, que não permite que qualquer um se aproxime, mas por dentro é totalmente fluida. E só trará benefícios pra quem souber cuidadosamente se achegar, e tiver os artifícios certos para se aproveitar de tudo que ela poder oferecer. Definitivamente não sei o que a frase significa. Mas prefiro acreditar na minha versão da história.

4 comentários:

daniguedes disse...

pra mim, foi puro elogio.

Ricardo Galvão disse...

Gostei muito da análise.
Só pra corroborar: Já salvou a vida de muita gente em momentos de escassez, sendo visto como algo que se pode contar sempre e que estará para o que der e vier.

maria da guia disse...

penso que para desfrutar das delícias e benefícios do mandacaru tem que ser muito inteligente,kkkk...!Parabéns pelo texto.

Katita disse...

Falou a mandacaru mãe.

Essa sim, me conhece pelo avesso. Fala com conhecimento de causa.

Bjos!